sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Maitê Proença


O vídeo em questão poderia ser mais um a juntar à colectânea "bizarro" no Youtube.

O vídeo em questão poderia ser apenas um vídeo caseiro de uma turista a evidenciar um desconhecimento sobre a história do país que visita.

Sendo o conteúdo em si reprovável mas irrelevante, é ao verificarmos o seu autor que a perplexidade nos envolve e ficamos atónitos: Maitê Proença.

Maitê, à semelhança de muitos actores Brasileiros, tornou-se uma cara conhecida em Portugal depois de décadas de novelas de Globo. Ao conhecida acrescento o adjectivo "respeitada". Os produtos de ficção brasileiros ajudaram ao estreitar de laços entre Portugal e Brasil, conferindo enorme prestigio aos seus protagonistas.

Maitê mais do que ninguém sabe disso.
Não sendo a primeira vez que se deslocou ao nosso país, já terá sentido na pele o reconhecimento que o seu trabalho lhe foi conferindo ao longo destes anos. Parece que afinal os 'esquisitos dos Portugueses' apreciam o desempenho profissional da senhora..

Olhando os curtos minutos do vídeo filmado para o programa 'Saia Justa' do GNT aquilo que me apraz definir como 'justa' é mesmo a cultura geral da actriz brasileira. Se não fosse ofensivo o vídeo seria um autêntico hino à sua atroz ignorância.

Em primeiro lugar há que sublinhar a falta de profissionalismo de Maitê. Sendo um vídeo que, supostamente, visa mostrar alguns aspectos da cultura portuguesa aos brasileiros a actriz exibe jocosamente a sua ignorância, não sabendo distinguir Vilas de Cidades, Pinheiros de Ciprestes, Rios de Mares, atropela noções históricas, tenta fazer chacota com pormenores esotéricos, ridiculariza os Portugueses, cospe num dos seus monumentos mais relevantes.

Não poderia haver melhor imagem metafórica para descrever o sentimento que invadiu o nosso País, afinal Maitê cuspiu num prato que a tem alimentado.

Uma figura pública como o é Maitê Proença está envolta de uma responsabilidade ética a que o comum dos brasileiros não está sujeito. O seu comportamento até seria menos condenável se o vídeo fosse para efeitos privados e, por um desleixo, tivesse vindo parar à Internet. Sendo que o mesmo tinha como propósito a divulgação pública ele só enfatiza a falta de carácter da personagem.

Maitê esquece-se que também é sustentada pelos contratos de compra das novelas da Globo que Portugal paga, esquece-se que os Portugueses enchem as salas de teatro quando cá vem estrear peças, esquece-se que há portugueses que compram os seus livros.

Mas, pior do que isto, foi a falta de respeito reprovável que teve para com a comunidade brasileira residente em Portugal.
Ao desrespeitar um país como o nosso, este episódio poderá servir para acirrar alguns comportamentos xenófobos e criar clivagens numa convivência que tem sido, na maior parte dos casos, totalmente pacifica.

Podemos ser esquisitos mas somos honrados e dificilmente voltamos a ter em boa conta quem nos passa a perna
Pense três (3) vezes antes de cá voltar, ou ainda sairá mais invertida do que o número na porta de Sintra.

6 comentários:

  1. Os comentários da personagem são de facto completamente irrelevantes para todos excepto aqueles que são a sua audiência. Não se trata de um representante de um país ou povo mas sim de uma actriz de importância tão curta como a sua inteligência. Não é de facto um escandalo nacional ou um problema diplomático... Ainda assim é uma falta de respeito de alguém que como tão bem dizes "cospe no prato onde se alimenta há certamente mais do que uma década". Não é um video de brincadeira como ela advoga no seu posterior pedido de desculpas mas sim de escárnio e mal dizer. Todos os seus fans tem o direito de estar magoados e a Sra realmente mostrou a sua falta de perspicácia e bom senso. Não é um video triste para nós, é triste para ela e para todos aqueles que ela representa diariamente nos ecrans portugueses e brasileiros.

    ResponderEliminar
  2. Esta senhora foi,ignorante,mal educada
    Para figura publica .,aque deveria ter maisdignidade.Alem disso Portugal que tambem a recebia,e lhe enchia o bolso ,com euros ,em lugar de dar aos nossos artistas.Chega que essa mulherzinha nao ponha os pes mais em terras lusas, .Nem suas amiguinhas de 3 categoria.
    Viva Portugal .

    ResponderEliminar
  3. Pior aidna foi o tal pedido de desculpas que ao dizer várias vezes de seguida que nós é que não percebemos so nos pode estar a passar um atestado de "burrice" gostaria de deixar a pergunta, cuspir em patrimonio da unesco não é crime?

    ResponderEliminar
  4. Essa mulherzinha foi tao indigna para com povo Portugues.Continuem a chamar a Portugal essas atrizes de segunda classe ,e deixem os nossos sem trabalho,.Por favor Portugal nao deixem mais essa,coisa entrar no nosso pais para nos ridicularizar.Quem e ela?Quem e o Brasiuu?Nos sim uma nacao que merece o respeito de todos os povos VIVA PORTUGAL

    ResponderEliminar
  5. MAITE PROENCA,voce nao e gente ,e uma coisa,mas uma coisaque se usa pela primeira vez e vai fora para o lixo,que e seu lugar
    Cultura voce nao tem, educacao muito menos.Faca um favor a Portugal.nunca mas nunca mais ponha seus pes em terra lusa,porque eu cuspo na sua cara.Porca.

    ResponderEliminar
  6. Santa inocência..parece que portugues nao faz o mesmo quando vem no Brasil

    ResponderEliminar

A sua opinião conta. Faça-se ouvir enviando um comentário