domingo, 25 de maio de 2008

Contemporâneos


Sem margem para dúvidas: Uma lufada de ar fresco.

Em Portugal fazer Televisão é tarefa árdua. Muito mais será no caso de estarmos a falar de formatos humoristicos.

Primeiro que tudo a própria missão de fazer rir um país que tem sido fustigado pelos flagelos sociais como o desemprego, a miséria por inerência e a violência já é, por si só, uma tarefa herculiana.

O segundo problema passa pelo enquadramento do humor nas grelhas das nossas televisões. O género humorístico tem vindo a ser concebido como marginal e depositado nos horários proibitivo em que a gargalhada se vê enleada com os bocejos.

O terceiro ponto, talvez o mais gritante é a falta de originalidade. Em Portugal, os iluminados responsáveis por estes formatos geralmente vão, aqui e acolá, buscar inspiração e influência aos dinossauros do humor internacional. O resultado é pois óbvio. Um género híbrido que soa a Monty Phyton mas que se perde numa interpretação medíocre, num texto que não faz sentido na nossa língua perante uma realidade díspar do argumento original.

Foi uma imensa satisfação que assisti à estreia do programa Contemporâneos na RTP.

Um formato original com o selo de qualidade das Produções Fictícias, um programa em horário nobre, de argumentistas (Eduardo Madeira e Nuno Markl) com provas dadas, interpretada por actores consagrados e, sobretudo, talentosos: Bruno Nogueira, Maria Rueff, Dinarte, Nuno Lopes, Gonçalo Waddington e Carla Vasconcelos

Ao contrário dos Gato Fedorento, que se esgotavam nos rasgos de talento do Ricardo Araújo Pereira, nos Contemporâneos há uma homogeneidade na qualidade das interpretações. As piadas são mais trabalhadas, algumas mesmo subliminares (que não dispensam a leitura do jornal)

Certamente não será fácil ser-se herdeiro do Gato Fedorento mas este projecto tem mais do que qualidade para vingar nas nossas televisões.

Original, criativo e arrojado.

Fica a sugestão.

A falta de polícias nas nossas esquadras: http://youtube.com/watch?v=EjpG-Ud6_e4
A mensagem de muitos MC no Hip-Hop: http://youtube.com/watch?v=NpGt8TcAQFA
Aqueles inergúmenos que não fazem nada na vida e que desvalorizam o trabalho dos outros: http://youtube.com/watch?v=-AfuOA9OSoQ

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta. Faça-se ouvir enviando um comentário