quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Capitão Moutinho


Enverga o número 28 mas causaram-lhe um grande "31".


Depois da justa e expressiva vitória (3-0) do Sporting frente aos ucranianos do Dinamo de Kiev tudo levava a crer que se tratava de uma excelente oportunidade para que a equipa leonina fizesse as pazes com os adeptos depois de uma fase conturbada.

O capitão João Moutinho (por sinal um dos melhores em campo e autor do segundo golo da equipa) ,num acto que denota respeito pelo público, dirigiu-se à curva sul do Alvalade XXI para entregar a sua camisola. A luta ferina que se desenrolou na disputa da camisola "28" acabou por se traduzir num dos actos mais desrespeitosos para com um jogador que tem honrado as cores leoninas sem mácula.

Num acto de protesto um membro da claque juventude leonina fez questão de rejeitar a camisola de Moutinho arremessando-a para fora da bancada.

A principio julguei ter-se tratado de um acto isolado, não generalizável à Juventude Leonina enquanto grupo propriamente dito. Porém, um comunicado oficial no site da claque mostrou que aquilo que sucedeu não foi uma forma de protesto mas uma reacção.

É na alínea número cinco do comunicado da principal claque leonina, comunicado esse denominado de "Sem pudor" que podemos encontrar uma critica directa ao capitão sportinguista.


5. Porque, com a complacência do Presidente do Clube e da SAD sportinguista, o actual capitão de equipa regozijou-se, sem pudor, pelo facto ter sido benfiquista e de ter festejado, inclusivamente, os 3-6.

Aquilo que está em causa foram declarações proferidas por Moutinho aquando da apresentação do livro "Futebol e Rock N' Roll", um livro da autoria João Pombeiro, que relata um almoço entre o "camisola 28" e Sérgio Godinho. No decorrer da conferência de imprensa Moutinho terá dito que, em criança, «simpatizava com o benfica».

Será o teor desta declaração tão gravoso a ponto de justificar o que a Juveleo fez? Parece-me que se aplica mais uma máxima do senso comum, em casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão.

Moutinho é de longe um dos jogadores com maior carácter do futebol português, demonstrou sempre uma enorme maturidade apesar da tenra idade e deu sempre a cara pelo clube nas vitórias e nas derrotas. Não é por acaso que, apesar de ter pouco mais de 20 anos, é já capitão da equipa. Que adeptos são estes que põem todo um trabalho em causa por umas declarações que remontam à infância do jogador?

Respostas incongruentes são dadas pela claque. Dizem que apenas apoiam o Sporting "em honra do emblema", não os jogadores. Mas pergunto eu, não são as claques que envergam orgulhosamente, nos momentos bons, tarjas de incentivo a Sá Pinto, Liedson entre outros? Em que é que ficamos? Apoiam o clube ou os jogadores do plantel?

Tenho pena que se tenta desrespeitado um valor futebolístico e humano como o é Moutinho. Aquilo que deveria ter ido parar ao chão do Alvalade XXI não era a camisola de Moutinho mas se a gravata de Soares Franco. Um presidente que se tem alheado sempre das responsabilidades relativas à má gestão criando manobras de diversão sucessivas.

O exemplo mais recente foi a criação de um circo mediático em reacção a declarações de Carlos Queiróz totalmente retiradas do contexto.

Aquilo que Queiroz disse em entrevista à TVI não foi ipsis verbis isto, mas algo muito semelhante: "qualquer jogador português a actuar na primeira liga poderia vir a ser alvo do interesse do Manchester". O adjunto do Manchester United incorreu no erro de personalizar os possíveis alvos de interesse nomeando, entre outros, o nome de Miguel Veloso.

Soares Franco entendeu-o como um claro aliciamento ao jogador em vésperas de um jogo decisivo para os leões na Champions.

Seguiu-se uma troca de insultos que não foi mais do que um número circense usado por Soares Franco para desviar as atenções do mau momento vivido pela equipa. Invariavelmente em Portugal opta-se por esta manobras de diversão ao invés de se assumirem responsabilidades.

O presidente do Sporting cuspiu no prato do clube que, nas últimas épocas, tem sido o maior garante para os orçamentos do Sporting.

E já sabemos, a local onde somos mal servidos, dificilmente voltamos.

3 comentários:

  1. Dá-me graça ver a claque sportinguista recusar a camisola de jogadores do Sporting (seja ele o Moutinho ou outro), quando normalmente nas claques, do Sporting e outras se chegam a vias de facto quando em situações normais os jogadores oferecem os seus equipamentos.
    Dá-me mais graça ainda ler que o facto de Moutinho ter admitido que tinha sido benfiquista causa dissabor aos adeptos leoninos, isto porque todos temos de nos mentalizar, que nos dias que correm não exite quase clubismo total por parte dos jogadores de futebol, preocupando-se mais com o "clube dos euros".
    Lembremo-nos de João Vieira Pinto, que depois de ser o "menino de ouro" na Luz, se transfere para o Sporting e no seu primeiro jogo, coincidente com o dia do seu aniversário, agradeçe à Juve Leo a mensagem de Parabéns dizendo "Obrigado, sempre gostei muito de voçês!" Enfim...
    De qualquer forma recrimino a atitude da Juve, como iria recrimar caso tal tivesse acontecido no Estádio da Luz ou outro.

    ResponderEliminar
  2. Não se pode ligar a atitude de um adepto isolado a uma claque. Isso é querer verter "sangue" para a praça pública. Isso prejudicará, não só a claque, mas em segundo plano o próprio clube para criar mais instabilidade.

    Os jornalistas desportivas que temos fazem parte da cultura mais rasca do jornalismo. Basta olhar para as primeiras páginas para ver as gargantas inflamadas de jornalistas com a camisola do seu clube vestido.

    Voltando à questão da t-shirt, essa atitude já foi reprovada pela direcção da Juventude Leonina, a maior e mais antiga claque de Portugal, e até realizaram uma reunião com os jogadores Moutinho e Veloso, mostrando mais inteligência do que muitos dirigentes da nossa praça.

    Quanto ao Sr. Carlos Queiroz, a acção provocou uma reacção. Iludir jogadores do Sporting um dia antes de os defrontar fica mal! Assim como ficou mal a atitude vulgar do Presidente do Sporting.

    Quanto ao facto de "O Sporting cuspir no prato onde come" é absurdo porque o Manchester United tem lá um dos melhores jogadores do Mundo e o melhor jogador do seu plantel, o seu herói, graças à grande formação do Sporting. Quanto ao benefício financeiro, a qualidade dos jogadores do Sporting leva a que muitos clubes estejam interessados na sua contratação. No Sporting não se vende a grande estrela do clube para Atléticos de Madrid.

    ResponderEliminar
  3. O presidente do Sporting cuspiu no prato do clube que, nas últimas épocas, tem sido o maior garante para os orçamentos do Sporting.
    E já sabemos, a local onde somos mal servidos, dificilmente voltamos.


    Estupidez... Nani, Figo, Ronaldo.... O Ronaldo foi quase dado, o Figo tambem e foi para o barcelona, o Nani foi o unico k deu algum dinheiro... Mas Somos só nos que precisamos de um Man.United? Um Man United vivia sem um ronaldo? Desclarações tristes de um benfikista declarado!

    ResponderEliminar

A sua opinião conta. Faça-se ouvir enviando um comentário